O que é Tricologia?

Tricologia é uma área de atuação da Dermatologia que se dedica ao estudo das doenças dos cabelos e couro cabeludo.

 

Clique aqui para conhecer o:

 ABC da Tricologia

Exames do couro cabeludo

1

2

3

4

Tricoscopia Digital: Exame que avalia a saúde dos cabelos e couro cabeludo através de microscópio específico computadorizado. Indolor. Permite que o paciente veja seu couro cabeludo e entenda melhor as explicações médicas. As fotografias realizadas durante o exame são muito importantes para acompanhar a melhora com os tratamentos.

 

Tricograma: Alguns fios são arrancados com pinça e sua raiz examinada em um microscópio. Usado para diferenciar os tipos de Eflúvio (queda de cabelos).

 

Tricometria: Exame realizado com auxílio de aparelho que “pesa” os fios de cabelo e diz se houve perda ou diminuição da quantidade de cabelos.

 

 

Biópsia de couro cabeludo: retirada de pequeno fragmento com couro cabeludo para que o mesmo seja examinado em laboratório. O exame é realizado com anestesia local e o fragmento retirado é bem pequeno (4 mm).

Intradermoterapia e Infiltração: aplicação de medicamentos diretamente no couro cabeludo através de pequenas injeções. Os medicamentos aplicados diretamente nos folículos pilosos são mais absorvidos e, por isso, mais eficazes.

 

Microagulhamento: procedimento que estimula o crescimento de cabelos através da aplicação de microagulhas no couro cabeludo. O pequeno trauma provocado pelas microagulhas, libera uma substância presente no sangue conhecida com “fator de crescimento” que estimula o crescimento dos cabelos.

 

Imunoterapia com Difenciprona: a Difenciprona é um medicamento que provoca alergia na pele e por isso diminui a inflamação na porção mais profunda do folículo piloso, que causa a Alopecia Areata. É uma opção de tratamento para Alopecia Areata, mas só a consulta com o especialista poderá dizer se é recomendado para o seu caso.

 

1

2

3

Tratamentos realizados